24 de maio de 2010

Texto Científico

O Texto Científico

Todo estudante no decorrer de seu processo de aprendizagem entrará em contato com os mais variados textos científicos, podendo inclusive este gênero textual ser utilizado por ele mais que qualquer outro. Sendo assim, não deveria causar espanto levar para a sala de aula um texto científico para alunos não alfabéticos. Na alfabetização inicial é até muito indicado este tipo de texto, já que a leitura exploratória para localizar uma informação específica, faz parte do universo infantil.
A leitura de um texto científico exige muito mais atenção do que a leitura de um texto de outro gênero, pois utiliza conceitos, teorias, uma linguagem mais complexa e uma ordem de raciocínio que o estudante nem sempre está familiarizado. Daí a importância de começar a trabalhar com este tipo de texto o quanto antes.
Uma excelente maneira de trabalhar com um texto científico é trabalhar com um intertexto. Intertextualidade é a superposição de um texto literário a outro que o toma como modelo, ou ponto de partida. É uma forma de diálogo entre textos, que pode se dar de forma mais implícita ou mais explícita e em diversos gêneros textuais. A intertextualidade é uma das estratégias utilizadas para a construção do conhecimento.
Levando textos científicos para a sala de aula, a curiosidade natural da criança fará surgir diversos questionamentos, e como decorrência desses, várias hipóteses serão formuladas. A criança será, portanto, provocada a pensar, e estes exercícios cognitivos são essenciais para a alfabetização.

São considerados textos de Informação Científica:


Biografias;

Relatos Históricos;

Definições;

Notas de Enciclopédia;

Informe de Experimento;

Monografias;

Exemplo de Intertexto:

Você pode começar a atividade, lendo, por exemplo, uma poesia que fale sobre animais. Depois você introduz um texto científico como fichas técnicas sobre animais em extinção no Brasil; animais que vivem na savana africana, etc. Pode também pedir que os próprios alunos pesquisem e elaborem a ficha sobre um determinado animal. Sem que percebam estarão dando os primeiros passos na construção de um texto científico.

Abaixo um exemplo de um texto científico próprio para as séries iniciais:

FICHA DO ANIMAL


NOSSO ANIMAL É: leão

CONTINENTE DE ORIGEM: África

ELE PODE VIVER EM: savanas da África e da Índia

SEU ALIMENTO É: outros animais vivos ou qualquer outro tipo de carne

PODE VIVER EM MÉDIA: 20anos

A GESTAÇÃO DE SUA ESPÉCIE DURA: varia entre os 100 e os 120 dias.

DESCOBRIMOS ESTAS INFORMAÇÕES SOBRE ELE: o peso oscila entre 150 a 260 quilos para os machos....
        

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Related Posts with Thumbnails